(021) 2143-7743      contato@clinicakfdermatologia.com.br    |   

Dezembro Laranja: campanha de combate ao câncer de pele!

A campanha do Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer da pele, que hoje é o tipo mais comum no Brasil, representando cerca de 30% dos casos registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Desde a criação da campanha, no último mês do ano a Sociedade realiza uma série de ações no país inteiro com a parceria de instituições públicas e privadas para informar a população sobre os tumores cutâneos e dar as instruções de prevenção e de quando procurar um médico.

Sobre o câncer de pele

Ele pode ser dividido em:

- Não-melanoma: são os mais comuns e menos nocivos, caracterizados por uma ferida que não cicatriza, podendo sangrar e coçar. Geralmente, aparecem em lugares que são mais expostos ao sol, como pernas, braços, cabeça, nariz e orelhas.

- Melanoma: é muito agressivo e pode rapidamente se espalhar para outros órgãos do corpo (metástase). Se diagnosticado em estágios iniciais, tem mais de 90% de chance de cura. Ele surge nas pintas e sinais do corpo, fazendo com que mudem de tamanho, cor e volume em um curto espaço de tempo. Às vezes, também podem sangrar e coçar.

Prevenir-se contra o câncer da pele é fundamental e isso pode ser feito com hábitos simples, como: usar protetor solar de FPS 30 ou superior diariamente (mesmo em dias nublados), usar protetores físicos (blusas, chapéus, barracas e óculos que tenham proteção UV) e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, pois é quando os raios ultravioleta do sol estão mais fortes.

Consulte um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia pelo menos uma vez ao ano!

Fonte: SBDRJ

07 de Dezembro de 2021